SINDIPETRO/CE participa do 16º Congresso da Federação Sindical Mundial
Com a participação de 881 delegados representando 108 países, a Federação Sindical Mundial (FSM) realizou o seu 16º Congresso Mundial de Trabalhadores, entre os dias 6 e 10 de abril na cidade Atenas, capital da Grécia. Sob a diretriz do Pacto de Atenas, os sindicalistas debateram a atual conjuntura mundial e as perspectivas de luta da classe trabalhadora em todas as partes do mundo.
Para o presidente do SINDIPETRO-CE, Orismar Holanda, que participou do congresso, foi uma oportunidade para debater as mudanças ocorridas nos últimos dez anos no cenário político da América Latina, suas repercussões na política e na economia do Continente e ver de perto a situação da classe trabalhadora na Asia e Europa onde o neoliberalismo insiste em impor mudanças desfavoráveis a classe trabalhadora com redução de direitos trabalhistas e previdenciários e os impactos negativos nas economias dos países centrais.
Pacto de Atenas
O Congresso teve como base o conteúdo do Pacto de Atenas, documento elaborado pela FSM com a colaboração de suas entidades filiadas.
O Pacto de Atenas está dividido em sete partes. Na Introdução é feita uma contextualização do período entre o último Congresso da FSM realizado em 2005, em Havana, e os dias atuais.Os três primeiros capítulos abordam, pela ordem, a crise econômica internacional, os principais problemas trabalhistas ao redor do mundo e as atividades da FSM nos últimos anos.
A parte final do documento trata dos objetivos dos trabalhadores classistas para os próximos anos. Em seguida aborda a importância da política de organização da FSM e, por fim, elenca as tarefas que cada entidade terá pela frente a partir desse Congresso.
A FSM, como se sabe, foi fundada em 3 de outubro de 1945, logo depois do fim da II Guerra Mundial. Sua constituição foi uma resposta unitária dos trabalhadores para defender os seus interesses em um mundo em reconstrução.
* * *
Para ler a íntegra do Pacto de Atenas, acesse www.wftucentral.org.
Nenhum comentário:
Postar um comentário