Caros, Petroleiras e Petroleiros, queremos agradecer a opção CHAPA 1 – UNIDADE NA LUTA.
Este título (UNIDADE NA LUTA) tem tudo a ver com a própria FORMAÇÃO de chapa. Lembram que, inicialmente, expusemos a necessidade de se conhecer os integrantes da chapa, não apenas por ser um funcionário BR, ou um filiado do Sindipetro, mas porque cada figura da chapa representa um setor no sindicato, e mais, pois também contam a favor, a representatividade das bases, a responsabilidade assumida, e o compromisso.
Em nenhum momento de campanha da CHAPA 1, ‘puxamos sardinha’, ou denegrimos a imagem do OUTRO, pelo contrário, fizemos uma escolha: a calma e a certeza de que um trabalho feito e apreciado, se não por todos, mas por aqueles que tem a capacidade de entender como é COMPLEXO e injusto o MUNDO DO TRABALHO, fariam a melhor tomada de decisão.
Quem pode ser capaz de atender a uma demanda tão grande: são várias bases, FAZENDA BELÉM, BIODIESEL, TRANSPETRO, TERMOCEARÁ, E&P (ESCRITÓRIO E PLATAFORMAS), CEGÁS, APOSENTADOS, TERCEIRIZADOS, etc.?
Quem consegue NEGOCIAR? Negociar é preciso, SEMPRE. Quem é capaz de RADICALIZAR? Radicalizar é preciso, mas NEM SEMPRE. E façamos a GRANDE pergunta: somos capazes de radicalizar? Ora, nós somos o SINDICATO, não só lideranças, mas nós, as BASES. Temos a coragem de RADICALIZAR? Pois bem, senhores, RADICALIZAR vai ser preciso, e talvez tenhamos que começar a fazer isso LOGO, antes que seja tarde demais. Mas entendam, NEGOCIAR vem antes de RADICALIZAR.
Quem tem histórico de luta para poder representar uma CHAPA? Você atentou para isso quando VOTOU? Votar é fundamental, mas VOTAR CERTO é imprescindível. Vejam o LULA, vejam a DILMA! Comparem! Os jovens funcionários da Petrobrás perguntaram sobre o passado histórico dos representantes de cada chapa, ou votaram às escuras? É preciso saber VOTAR!
Creiam! A LUTA é dura! Vou contar um pouco da história de um dos representantes de nossa história sindical:
... Uma noite, eu estava dormindo, toca o telefone, 22h00, pô, tava dormindo, mas atendi sem olhar quem era, era o Orismar, vulgo BODÃO, - diz bode! Ele respondeu: - cara, tu tava dormindo, né? – que é isso, bode, tava não! - cara, é que vou ter que ir conversar com a TURMA X da LUBNOR por volta das 22h50, e tu num quer ir não? É que tem que conversar com os caras sobre a PLR, e eu vou sozinho! Blz, bode, tô me arrumando, chego já aí.
... De outra feita ele me liga do aeroporto de Brasília, sei lá, 03h00 da manhã, eu tava embarcado. – Cara, tu pode falar um pouco comigo, disse ele. Claro, diz! – é que eu tô me sentindo um pouco só, sobrecarregado com a luta, e bateu uma vontade de falar com alguém!
Quem vai encarar isso, sem sentir preguiça, desmotivação, receio e enfrentar NOVOS e GRANDES desafios?
Por tudo isso, e refletindo sobre o papel de uma liderança sindical, agradeço os votos que nos foram concedidos; aos votos de protesto, desejo FORÇA, CORAGEM e INICIATIVA para questionar os POR QUÊS desde já, mas não pelo silêncio e outros artifícios, e sim, pelo DIÁLOGO e COMPREENSÃO REFLEXIVA do MUNDO DO TRABALHO, baseado em solidez, e não em comentários equivocados, que só servem para alimentar FOFOCAS!
Saudações, e em busca de uma sociedade mais justa,
Jerônimo Reis
Nenhum comentário:
Postar um comentário